PERMANECEI EM MIM





 “Eu sou a videira; vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 15:5 

Cristo está em todo aquele que o recebeu, porém, a vida Cristã não consiste somente do fato de Cristo habitar em nós, mas do fato de que nós precisamos estar Nele. “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver Nele, enraizados e edificados Nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”. (Cl 2:6) João, o discípulo amado, destaca-se como aquele que esteve sempre muito próximo de Jesus, o jovem que tinha intimidade com o mestre. Assim, entendemos que se trata de alguém no qual devemos inclinar nosso coração aos seus ensinos, e sermos instigados a observar o destaque que o mesmo da às palavras “PERMANECEI EM MIM”. Termo esse que expressa a mais íntima e espiritual união com Deus. 

Para melhor compreendermos o princípio de PERMANECER, é necessário estarmos atentos àquelas pequenas palavrinhas: “Nele ou em Cristo”. Termos que muitas vezes parecem imperceptíveis e insignificantes, porém determinantes para o caminhar cristão.  A Bíblia diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura[...]”(2Co 5:17) “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. (Rm 8:1) “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo”. (Ef 2:13NVI) 

Dessa forma, nos é esclarecedor o fato de muitos Cristãos já nascidos de novo serem tão infrutíferos, pois manifestam mais a natureza decaída de velho homem carnal que de nova criatura, são mais oprimidos e condenados pelos atos do passado que justificados, mais alienados do Senhor e vazios que aproximados pelo sangue. Isto se deve ao simples fato de NÃO PERMANECEREM NELE. 

A palavra nos revela o meio pelo qual permanecemos em Deus. A Bíblia diz: “Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai”. (1Jo 2:24)

Permanecemos em Deus, quando sua palavra em nós permanece, e dela somos enriquecidos. É questionável a vida de cristãos indiferentes ao conhecimento da palavra e que não adquiriram o hábito e a necessidade da leitura bíblica. A palavra é o banquete diário de Deus para todo cristão. Para vivermos por meio de Jesus, precisamos nos alimentar dEle. (Jo 6:57) 

Permanecemos em Deus quando permanecemos em seu amor. A Bíblia afirma: “Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”. (Jo 4:16b) “Como o pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor” (Jo 15:9) A medida que conhecemos e compreendemos o comprimento, altura, largura e profundidade do amor de Cristo que excede todo entendimento, somos impulsionados a nos rendermos a Ele. Amor este, que nos amou antes da fundação do mundo, amor este, que inspirou Deus a enviar seu único filho como sacrifício por nossos pecados, amor este que motivou o filho de Deus a morrer na cruz. Este é o amor que nos constrange, o qual agora foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5:5) Permanecendo em seu amor, tornamo-nos a manifestação do amor de Deus para o mundo. 

 “Filhinhos, agora permaneçam Nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante Dele na sua vinda”. (1Jo 2:28)

Comentários

Postagens mais visitadas