O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ


Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17


A vida cristã é simples, tão simples que muitas vezes tropeçamos em sua própria simplicidade. Precisamos entender também que a vida cristã é impossível de ser vivida em nossas próprias forças, por isso Deus estabelece que esta vida sobrenatural seja vivida somente por meio da Fé em Jesus Cristo, pois Ele é a própria vida Cristã. Infelizmente muitos cristãos se extraviam da verdade do evangelho e procuram de alguma forma serem justificados por seus próprios esforços de tentarem ser agradáveis a Deus, procuram ser justificados por seu bom caráter, suas obras, ministérios, sua  frequência na igreja, ou até mesmo através do tal moralismo religioso.

Existe no coração do ser humano uma tendência moralista de auto justificação, empenhando-se assim por fazer, fazer e fazer, ou o deixar de fazer determinadas coisas, a fim de que através de seu próprio desempenho torne-se merecedor de algum benefício divino. Deus, por sua vez, estabelece o princípio da fé, pelo qual todo homem torna-se justificado diante Dele totalmente isento de qualquer obra. A Bíblia diz em Romanos 3:21-22:  “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei [...] Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem.

Uma vez que nos denominamos protestantes, é essencial estarmos cientes de que o protestantismo nasceu da doutrina da justificação pela fé somente. A qual foi considerada como sendo o resumo de toda doutrina cristã.  Doutrina esta, que quando compreendida como sendo a chave para todo o evangelho, nos leva a viver um cristianismo vivo e autêntico, porém quando não valorizada a sua importância, pode causar muitos estragos. Os reformadores proclamavam que todo o evangelho da graça se mantém ou cai baseado no entendimento da justificação pela fé.

 Na história da igreja cristã, podemos observar que quando a igreja se desviou desta verdade, se desviou de Deus, exaltou o homem e oprimiu o povo com uma religiosidade que mais exigia do que transformava.  
Como igreja do século 21, o Deus imutável continua seu convite de vivermos por fé, pois “O justo viverá pela fé”. Romanos 1:17. Fé esta a qual é herdeira das promessas do Pai. Através dela nos apropriamos daquilo que nos foi conquistado por meio do evangelho de Cristo. Fé como sendo a certeza daquilo que esperamos e aprova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1.

O elemento fundamental da fé é o conhecimento. Ninguém pode crer naquilo em que não sabe. Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17. A medida que conhecer a palavra revelada acerca daquilo que lhe foi dado em Cristo, crer de fato que você é o que Deus diz a seu respeito, possui tudo o que Deus diz que possui, e que pode fazer o que Deus diz que pode fazer, então, a palavra proporcionará a substancializarão da revelação divina em sua própria experiência, ou seja, a fé permite que as coisas que já são reais em Deus tornem-se reais sua vida. Portanto fé cristã é experiência, inteligência e prática.

A palavra de Deus exalta a fé declarando ser ela o meio pelo qual tenho acesso a graça que me salva. (Romanos 5:2)  Através da fé resistimos o diabo (1 Pedro 5:9), e de fato a mesma me é apresentada como sendo o escudo que me defende dos dardos inflamados do maligno (Efésios 6:16). A fé que produz obediência sincera e desinteressada (Romanos 1:5). A fé vence o mundo e sua influencia sobre nossas vidas (1 joão 5:34). A fé viva promove a obra de Deus (1 Timóteo 1:4), assim, a fé exalta somente a Deus e elimina todo e qualquer mérito humano, pois tudo que temos, é herança daquilo que foi conquistado em Cristo, portanto, nós que cremos, entramos no descanso de Deus. (Hebreus 4:3)

A fé nos conduz a sonharmos além daquilo que presenciamos hoje. Pela fé nossa visão é sempre maior que nossos recursos, e o Senhor tem prazer em operar o sobrenatural quando decidimos crer no Deus que chama a existência as coisas que não existem como se existissem. (Romanos 4:17). Portanto aquilo que aos seus olhos é impossível no âmbito natural, é possível quando visto pelos olhos da fé. Pois TUDO é possível aquele que Crê. (Marcos 9:23)

Comentários

Postagens mais visitadas