Verdadeiros Adoradores


“O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.” Salmos 95:6-7

Existem diversas classes de pessoas que procuram a Deus. O pecador procura a Deus para receber o perdão dos pecados. O enfermo procura a Deus para sarar suas feridas. O endividado procura a Deus para suprir suas necessidades. O perseguido procura a Deus a fim de Tê-lo como protetor. O cansado e sobrecarregado procura a Deus para Nele encontrar descanso para sua alma. (Mateus 11:28). Porém, existe uma classe de pessoas que são procuradas por Deus, os verdadeiros adoradores. “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:23-24

Diante dessa declaração é possível que o servo de Deus reflita se realmente se encontra dentro desse quadro dos procurados por Deus. Para pertencer a esta classe de pessoas é necessário alguns requisitos básicos.

O verdadeiro adorador é aquele que tem sede de Deus. Refiro-me a sede como procurar estar mais perto de Deus, o anseio de conhecê-lo e ser por Ele conhecido; o desejo insaciável pela presença do Criador. No contexto em que Jesus faz tal afirmação. Ele esta dialogando com a famosa mulher samaritana, pois sede é uma característica que está evidente na vida desta mulher. Não me refiro aqui à sede física, mas sim, a uma sede da alma, a qual procurava saciar em homens, mas que somente em Cristo foi saciada. Deus tem promessa para aqueles que têm fome e sede espiritual. A palavra declara: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”. Mateus 5:6

O verdadeiro adorador á aquele que conhece a Deus. Conhecer a Deus consiste em conhecer a verdade. “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:12) Conhecemos a verdade quando conhecemos Sua palavra. "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". (João 17:17) Palavra esta capaz de produzir em o novo nascimento (João 3:3) tornando-nos seres espirituais, pois somente assim estamos qualificados para adorar o Pai em espírito e em verdade.
De nada adianta servir sinceramente a Deus ou ter zelo por Ele sem o conhecimento de Sua vontade revelada em sua palavra. Paulo afirma isto em suas quando se refere aos Israelitas. “Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento. Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.” Romanos 10:2-3 É tempo de deixarmos a ignorância espiritual, pois o Senhor nos providenciou Sua palavra para que por meio dela obtenhamos o conhecimento para a vida. Afinal, um ignorante espiritual não pode ser verdadeiro adorador. Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29

Além de ter sede de Deus e prosseguir em conhecÊ-lo, o verdadeiro adorador precisa dar um passo a mais afim de apropriar-se daquilo que lhe foi dado em Cristo. “Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa”. (Efésios 1:13). Quando ouvimos e consequentemente conhecemos a palavra da verdade temos de nos apropriar, tornando-a pessoal. Esse ato de apropriação é o que chamamos de fé, e é por meio dela que somos selados com o Espírito Santo. O selo do Espírito representa que pertencemos a Deus, assim, somente aqueles que lhe pertencem podem adorá-lo. A fé sozinha honra e agrada a Deus, pois ela diz que Deus é aquilo que Ele diz que é e que faz aquilo que diz que faz. A fé é o único meio de acesso a graça de Deus que nos foi dada em Cristo. (Romanos 5:2). Esta é a fé que nos faz repousar nas promessas do Pai conduzindo-nos a adoração.

Adoração é tão somente o produto daquilo que Deus é em nós. Ela espontaneamente acontece. Adoração a Deus não é um ritual ou uma formalidade de uma cerimônia religiosa, mas está inserida em nosso cotidiano. Adoração não se limita ao espaço físico, mas tem a ver com a vida. Adoração independe de circunstâncias, pois Deus permanece o mesmo. Portanto, adoração, significa prostrarmo-nos e reconhecermos o senhorio de Deus. Disse John Piper: “A adoração verdadeira, porém, vem de pessoas com emoções profundas, grande amor e doutrina sadia. Afeições fortes por Deus, arraigadas na verdade, são ossos e medula da adoração bíblica”.


Gustavo Emidio


Comentários

Postagens mais visitadas