A Pessoa do Espírito Santo

Quando observamos o ministério de Jesus, é comum vê-lo enviando, desafiando e incentivando seus discípulos a irem e pregarem o evangelho. Existe, porém, um momento em que Ele diz para não irem. Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu pai, da qual lhes falei”. Atos1:4

Nesse contexto compreendemos que seus discípulos já haviam adquirido experiências e conhecimento suficiente para transmitir aos outros. Andaram com o Senhor durante Seu ministério, presenciaram Seus milagres, ouviram Suas palavras e foram testemunhas de Sua morte e ressurreição. Assim entendemos que tinham tudo pra ir. No entanto sabia que lhes faltava o principal, o Espírito Santo.

Infelizmente, a maioria dos Cristãos ainda não compreendeu o papel do Espírito Santo em suas vidas. Há aqueles que O consideram um poder ou uma influência positiva a fim de ajudá-los nos momentos necessários. Existem também aqueles que dão grande ênfase nos dons do Espírito, mas se esquecem da intimidade com o doador dos dons.

 O Espírito Santo é uma PESSOA. E assim deseja ser tratado. Se, porventura, cometermos o erro de tratá-lo como um poder ou simples influência, somos tendenciados a ter o controle, e assim, O usarmos quando nos for conveniente. Quando de fato entendermos e o tratarmos como a Pessoa que de fato Ele é, nos renderemos e entregaremos a Ele o controle de nossas vidas. Pois, quanto mais dermos de nós mesmos a Deus, mais Deus manifestará de Si mesmo em nós.



O Espírito Santo veio a fim de habitar em nós. Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?1 Cor. 3:16 Habitando em nós Ele nos fornece o poder de sermos testemunhas. “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8

Infelizmente muitos tentam ser testemunhas com suas próprias forças, pelo seu próprio poder, e produzirem por si mesmos a vida cristã. Assim se esgotam e tornando-se infrutíferos em sua jornada. É obra do Espírito Santo produzir em nós a vida Cristã e nos capacitar a sermos testemunhas. “Ele nos guiará em toda a verdade”. João 16:13 Billy Grahan fez a seguinte afirmação: “Eu preciso de Jesus Cristo para minha vida eterna, e preciso do Espírito Santo para minha vida interna”. Quando temos intimidade com o Espírito Santo obtemos acesso ao sua fonte inesgotável de vida e poder.

A ordem de Deus é que sejamos cheios do Espírito. Efésios 5:18  Somos cheios do Espírito quando Ele tem o controle de nossas vidas. Isso ocorre quando somos dominados pela palavra de Deus, pois a palavra é inseparável do Espírito, e o Espírito é o autor das escrituras. Ele é o autor, o intérprete e o mesmo que a aplica em nossas vidas. A medida que a Palavra tomar conta de nossas mentes é a medida que o Espírito Santo terá o controle de nossas vidas, apoderando-se de nossas emoções e vontades.

O Espírito Santo é o próprio Deus continuando a ensinar e a fazer as mesmas obras através daqueles que creem. Deus escolheu atuar por nosso intermédio, e fazendo-nos canais de sua vida e seus milagres. “Pois Deus, que operou por meio de Pedro aos judeus, também operou por meu intermédio aos gentios”. Gál. 2:8. Agora Deus opera por nosso intermédio aos Brasileiros.

De que forma Deus agirá em nossa sociedade? Levamos Deus às pessoas quando nós, os que temos o Espírito Santo vamos até elas. Deus fala com as pessoas quando nós falamos com elas, ela toca as pessoas quando nós as tocamos.

Sejamos tudo aquilo que fomos criados para ser, e façamos tudo aquilo que fomos chamados para fazer. Agora é nossa vez de sermos canais de Deus para essa geração.


Gustavo Emidio

Comentários

Postagens mais visitadas